3 passos para gerar mais resultados na sua empresa

3 passos para gerar mais resultados na sua empresa

Oi, insaninhos lindos. Tudo bem?

Estou aqui mais uma vez. Hoje, eu vou falar sobre 3 passos fundamentais para gerar mais resultados na sua empresa. Quer saber quais são? Aí vão eles:

1º PASSO: Pensar estrategicamente

Sabe qual é um dos problemas que eu escuto muito dos empresários, tanto para os quais presto consultoria, tanto quanto para os que eu aplico o Desafio Insano in company? É unânime: todo mundo acaba entrando no operacional, todos eles!

E sabe o que acontece quando você entra no operacional? Simplesmente você se esquece do estratégico. Esquece de avaliar, de olhar pra frente e profundamente  para sua empresa, não consegue criar soluções e acaba dando tudo errado. Quando percebe, acabou o mês, não resolveu e não funcionou nada!

Um passo infalível, importantíssimo, inegociável, onde você tem que fazer, como um hábito do seu cotidiano: direcionar pelo menos 1h do dia ou até 3h na semana para pensar, definir o tempo que seria necessário para pensar estrategicamente à sua empresa.

Lembrando que o Brasil está no top five entre os países mais empreendedores do mundo. Mas, peca muito por conta da falta de planejamento. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (SEBRAE), quase 70% das empresas quebram nos 2 (dois) primeiros anos de vida. Infelizmente, isso acontece. Mas, qual seria o motivo?

Começa com aquela empolgação, desejo de realizar, onde diz pra si mesmo: “quero ser meu próprio chefe”. Entretanto, acaba entrando no fluxo do operacional, ou seja, não dá em nada!

2º PASSO: Avalie semanalmente sua meta

Já tem sua meta mensal definida? Então, rateie, fracione por semana ou por dia, da forma que achar melhor e que for viável para sua empresa. Caso tenha muitos vendedores, rateia-se por vendedor.

Contudo, se você tem a quantidade exata de pessoas e vai trabalhar com uma equipe menor, melhor dividir por semana. Deste modo, você vai parar lá no 1º passo, ou seja, vai pensar estrategicamente.

Acredito bastante que pensando em equipe o senso de responsabilidade é compartilhado. Aí, na primeira semana do mês pode-se dizer: “gente, atingimos 20% da meta”. Sendo assim, esse momento é fundamental para que tenhas acesso antecipado, e pode tomar decisão antes que o mês finde. Este passo é tão fundamental quanto o primeiro.

Por conseguinte, antes de tudo, é preciso analisar os dados, os números. Um bom administrador e/ou gestor ele verifica com cautela todas essas informações, pois esse é um dos motivos que faz com que a maioria das empresas quebrem.

3º PASSO: Crie a cultura do “dia do resultado”

Já parou para analisar sua empresa por setor? Nesse dia, é o momento onde avalia-se o que realmente está acontecendo com tudo que foi planejado. Deste modo, compartilha a responsabilidade, e todos entendem exatamente o que cada setor está fazendo para atingir a meta global da empresa de forma estratégica. Deste modo, cria-se o dia do resultado, onde pode nomear de várias formas: a) DIA D; B) DIA F; C) DIA DA ENTREGA.

Como isso funciona? Simples! Cada setor apresenta quais as atividades realizadas, as metas alcançadas, os prós e contras. Cada setor pode definir a melhor forma de apresentar tais dados aos demais setores. Deste modo, todos saberão o que deu ou não certo a partir do que fora planejado, o que pode dar continuidade e/ou alterar algum processo.

Sendo assim, todos em conjunto podem avaliar, pensar junto e opinar qual a melhor forma de fazer os ajustes necessários para o ciclo seguinte, é a análise 360°.

Por fim, estes três passos são fundamentais e irão aumentar a produtividade dos resultados direto da sua empresa. Isto é uma certeza. Comece a pensar de forma estratégica, usando alguns instrumentos-chave: análise SWOT, proposta de valor e o canvas. Este último é o ponto principal para que pense de forma estratégica, uma vez que terás um panorama visual para enxergar o que está ao seu redor de forma simples, destacando em uma folha de papel três coisas: objetivo, metas e resultados. Não interessa onde será anexado, se na porta da sala, na parede, não importa. Utilizando o canvas, poderás acompanhar diariamente, semanalmente ou mensalmente. Quem definirá a periodicidade é você mesmo.

Outrossim, caso ainda tenha dificuldades em atingir suas metas, contate-nos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *