fbpx

O que não pode faltar na sua Estratégia para a Black Friday

Que o ano de 2023 é, de longe,  o mais positivo para o comércio, não temos dúvida. 

Segundo pesquisa do Google, esse otimismo é o maior desde 2019. 

E se você é um empreendedor, outro número importante que vai te deixar mais animado, é que, os compradores online cresceram 6%, segundo Marco Bebiano, Sales Director – CPG, Beauty & Fashion, Tech, Health & Government. Ele explica que esse fator se deve ao consumidor estar com o bolso menos apertado. 

Um terço das pessoas estão com menos da metade do orçamento comprometido, um aumento de 8 pp em relação a 2022, ou seja,  eles  também estão menos endividados.  

Logo, preparem suas campanhas que uma das datas mais esperadas do ano vai começar. Mas  como podemos nos preparar e garantir que o consumidor compre o nosso produto ao invés do concorrente?

Pensando em simplificar o planejamento para os nossos empreendedores insanos por resultado, que além de toda correria do dia-a-dia ainda precisam fazer todo o trabalho de marketing e social mídia, sem falar no atendimento ao cliente e pós venda, nós criamos uma lista do que não pode faltar na sua campanha para a  próxima semana. 

Só um detalhe: o número 3  é fundamental.

 

Checklist para a Black 

1- Objetivo 

O apelo da Black Friday tem um prazo e perder tempo é o caminho mais rápido para perder cliente. Então, de forma bem objetiva, estabeleça o que será focado. Por exemplo: repor aquele estoque que tá dando trabalho, fazer um excelente caixa, lançar um produto novo,  fortalecer a sua marca,  aumentar a sua carteira de leads, testar um MVP( Mínimo Produto Viável), para quem não está familiarizado com o termo usado pelas startups, mvp significa testar um produto novo com baixo custo.

2- PROCESSO 

O processo é o COMO será realizada a campanha. Em outras palavras, antes de tirar do papel, é preciso descrever e visualizar o que será feito, quem serão os responsáveis, se será online, presencial ou os dois.  Essa etapa é, sem dúvida, essencial para dar sequência às atividades. Quais serão os canais que você irá usar para divulgar o produto/serviço? Qual será o conteúdo que precisará para criar conexão com o seu público? Lembrando que cada plataforma detém características bem diferentes para se comunicar e isso precisa estar na sua análise também. 

Um exemplo de conteúdo de baixo custo que pode ser aplicado na sua estratégia de venda é, buscar 5 clientes que são fãs da sua marca oferecer vantagens exclusivas por serem clientes VIP, e pedir a gentileza deles gravarem vídeos contanto qual o diferencial do seu produto/serviço do qual são apaixonados. Com isso, você entrega uma prova social de alto valor e ainda quebra objeções dos potenciais clientes que estão em dúvida. 

3- AÇÃO 

A execução é a chave do sucesso. Vamos ser francos, quantas e quantas vezes já tivemos ideias brilhantes, campanhas que teriam potencial de ganhar prêmios, mas por um detalhe chamado falta de AÇÃO, elas nunca aconteceram?.  A única forma de ter resultado, independente de ser grande ou pequeno, é executando. Quando temos clareza, somos mais produtivos, uma vez que já desenhamos o caminho em nossa mente, nosso cérebro só precisa da ação. Então, agora que você já definiu o quê, e  o como, o resultado só depende de você. 

Então, empreendedores apaixonados, encarem essa Black Friday como o palco onde suas marcas serão aplaudidas de pé. Cada ação, por menor que pareça, é uma nota na sinfonia do seu sucesso. Desafios virão, mas a coragem será nossa aliada inabalável. Execução é a palavra de ordem, pois é na ação que transformamos sonhos em realidade

Ps.: De empreendedor para empreendedor, desejo que nesta Black Friday suas conquistas ultrapassem as expectativas, que seus esforços se transformem em histórias de sucesso que ecoarão no universo empreendedor. Que a coragem seja a luz que guia seus passos, e que a constância seja a força que impulsiona sua jornada. Juntos, vamos fazer história, deixando uma marca indelével nesta Black Friday. Simbora, empreendedores visionários, conquistar o futuro que merecemos!

 

Fonte: 

Pesquisa Black Friday, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, Julho de 2023 N=1846 respondentes | Outubro de 2022 N=500.

Leia mais